Nosso foco

Este espaço tem uma visão crítica da ciência, do humanismo e do laicismo como base palpável para apoiar as relações do homem com a natureza e das relações dos homens entre si. Este tripé é a base das relações sociais que devem ser usadas.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Viajando na maionese

Com a ajuda de programas de computação que simulam imagens em 3D, especialistas em computação gráfica tentaram recriar o rosto de Jesus Cristo. As imagens, feitas a partir de detalhes da face que aparece no Santo Sudário, revelaram o que pode ter sido seu rosto. A experiência poderá ser vista no documentário “The Real Face of Jesus?”, exibido no canal History Channel dos Estados Unidos. A imagem despertou polêmica principalmente entre os fiéis, que afirmaram que cientistas não deveriam tentar recriar a imagem de Jesus.


O especialista que montou o rosto de Jesus, Ray Downing, do Studio Macbeth em Nova York, já tinha feito outras reconstruções como a do rosto do ex-presidente americano Abraham Lincoln. Ele contou com o apoio de John Jackson, pesquisador e especialista no Santo Sudário. Para Jackson, o Santo Sudário é uma obra singular, já que guarda dados em três dimensões sobre o corpo da pessoa que foi enterrada.


 Na verdade o reconstrução da face de Abraham Lincoln foi feita a partir de duas máscaras de gesso moldadas diretamente no rosto verdadeiro do Presidente americano quando em vida. A imagem usada no Sudário fraudulento de Turim, só se torna possível por não ter jamais sido envolto em uma figura tri-dimensional, mas a representação gráfica de uma pessoa de três dimensões em um plano de duas dimensões, como uma pintura. Se o pano tivesse algum dia envolto um corpo real, ele teria ficado distorcido pelas dobras esperadas para envolver o referido corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário